Profissão arquiteto

PERGUNTA: Olá, me chamo Anderson Souza, moro em Natal/Rn. Visitei o blog arquiteturadoimovel e desde sempre tive um interesse por arquitetura na área de projetos de móveis e etc. é o meu ano de vestibular e eu sinto muita duvida em tentar arquitetura. Não tenho muito conhecimento e sempre tive vontade de conversar com algum arquiteto para ter uma melhor noção sobre o curso de arquitetura como especializações, mercado de trabalho, entre outras duvidas. Já li sobre na internet mas não consigo me decidir. Queria pedir ajuda sobre essa decisão. saber mais sobre o curso. se poder me ajudar agradeço desde já.

RESPOSTA:Olá para todos e em especial para o Anderson Souza.
Anderson me sinto muito honrada em recebe-lo aqui no arquiteto on line.
Tenho um filho, o Nícolas, que também está no ano de vestibular portanto sei como é difícil se decidir por um curso em detrimento de tantos outros interesses que os jovens tem.
Mas voltando ao tema arquitetura: muitas pessoas pensam que gostar/saber  desenhar  é um pré requisito para se fazer arquitetura mas acredite não é (ainda mais em tempos de imagens 3D, CAD, .... que são programas que te auxiliam e muito na execução do serviço , vamos dizer "braçal"),



 
O  importante porém é ter uma visão espacial apurada, interesse por pessoas e seu modo de vida, estar ligado em tudo que acontece a tua volta (nas transformações que ocorrem no  mundo e em sua população e transpor isso para a arquitetura,  seja projetando prédios ou móveis, unindo forma x função ), e acima de tudo gostar de construir teu próprio aprendizado seja com leituras, cursos de especialização, palestras, internet, integração com colegas e até mesmo caminhando nas ruas da tua cidade (a observação é nosso maior patrimonio, arquivo e base para qualquer criação).


"O que é fundamental para quem no fundo do coração é arquiteto? . Que deve ele ter?
Deve ter saúde, deve ter força – força de caráter principalmente – força de espírito, força de músculo. Deve conhecer a vida e deve conhecê-la, estudando-a. E como se deve proceder para estudar a vida de maneira mais eficiente e direta? Vivendo-a".
Frank Lloyd Wright


A arquitetura é uma profissão que se ramifica e te possibilita trilhar muitos caminhos:
- projeto arquitetônico;
-arquitetura de interiores;
-urbanismo e equipamentos urbanos;
-paisagismo;
-desing de móveis e objetos ;
-construção e fiscalização de obras;
- e outras possibilidades......



 O curso de arquitetura é tecnológico portanto a ênfase
são as ciências exatas (matemática, geometria, física,
química dos materiais, etc). 
Entretanto o que o diferencia  das engenharias
é o fato de desenvolver conceitos estéticos/ criativos
e técnicas projetuais, espaciais e plásticas  tomando
como base  os conteúdos tecnológicos e os contextos 
históricos,geográficos, sociais, econômicos, políticos....
ou seja o homem e suas características, dimensões
e necessidades.

O curso é envolvente, trabalhoso e muito gratificante pois se cresce individualmente, culturalmente e proporciona aos alunos trabalhar quase sempre em equipes.


Quanto ao mercado de trabalho é preciso que o profissional seja dinâmico, flexível e que tenha disposição para o trabalho em equipe.
As opções de emprego são no setor privado  (construtoras), no setor público, instituições de ensino ou atuando como profissional autônomo (pequenos e médios escritórios de arquitetura cujos clientes são diversificados).
No geral, quando atuamos como profissionais autonomos, não nos sentimos  satisfeitos com nossa remuneração porque quase sempre não são compatíveis com as responsabilidades assumidas .
Meu filho, apesar de ter vocação, não vai fazer o vestibular para arquitetura porque considera muito desgastante nossa rotina (captar clientes/marketing, execução/responsabilização pelos trabalhos, e fazer cobrança de honorários).
Para finalizar, esperando ter ajudado um pouquinho, quero deixar pensamentos, daquele que é nosso mestre, sabidamente muito criticado, mas ainda nosso orgulho.

"A gente precisa sentir que a vida é importante, que é preciso haver fantasia para poder viver um pouco melhor."
"A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem."
 "A vida é importante; a Arquitetura não é. Até é bom saber das coisas da cultura, da pintura, da arte. Mas não é essencial. Essencial é o bom comportamento do homem diante da vida."
"A vida é mais importante do que a arquitetura."
Oscar Niemeyer

Anderson, abraços e nossos votos de muito sucesso e felicidades profissionais e pessoais.

 Arquitetos ou estudantes de arquitetura, façam comentários pois para o Anderson é muito importante uma visão bem ampla da nossa profissão.

Postagens mais visitadas