Jeito enxuto de viver! Sim ou não?

Esta semana, o assunto causou polêmica na página do facebook de um colega meu, veja mais AQUI...divergências à parte, acho super importante que arquitetos possam enxergar no cotidiano das pessoas suas reais necessidades e que trabalhem contribuindo para bem estar delas.
Morar em cidades grandes está cada vez mais difícil, por um lado o congestionamento do trânsito nos impede de circular rapidamente pela cidade...em contrapartida, vemos empreendimentos imobiliários que cada vez mais completos e autosuficientes nos oferecendo todo tipo de infra-estrutura de serviços e de lazer necessários à nossa vida ( home theater, sala de jogos, fitness, salão gourmet, lavanderia, bar/café, etc) ...então, porque não aceitar essa nova forma objetiva, organizada e enxuta de viver?
Para alguns pode parecer impossível viver com o absolutamente essencial porém acho totalmente viável para quem passa o dia trabalhando fora e deseja um ambiente confortável para passar a noite.
Essa é minha opinião e você o que acha?
Nas imagens via casa.abril: projeto da Arq. Karla madrillis de Brasília

11 comentários:

  1. Muito fofo o projeto da Karla, Silvia. Acho plenamente viável essa maneira enxuta de viver para uma pessoa sozinha Ficou bem agradável. Todos os cantinhos muito bem aproveitados... bjos

    ResponderExcluir
  2. A beautiful space for a single person/couple to live in. In Small european countries and England, we tend to build vertially instead of horizontally and that means that space is a premium. I like this space, although I don't think I could live in an apartment where when I got out of bed I would be sitting at the kitchen counter! Happy weekend Silvia darling! Sharon x

    ResponderExcluir
  3. Oi, Silvia, acho que se tiver que morar mesmo numa grande cidade, precisamos nos adaptar a essa nova maneira de viver. Acho que sempre existem boas soluções de arquitetura e decoração e nem sempre com grandes orçamentos que tornam a vida agradável em metragens pequenas. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvia, amiga confesso que acho um charme a idéia e concordo com seu texto, tenho pavor de juntar coisas, no meu caso seria perfeito um espaço minimo e otimizado....mas não é para todos que essa ideia cai bem srsrsrs meu marido é o primeiro srsrsrs mas muito bacana a ideia ...bj querida e parabens pelo post.

    ResponderExcluir
  5. Concordo que apartamentos enxutos são uma excelente solução para quem vive só em grandes cidades. Porém tem detalhes que precisam ser pensados melhor por quem projeta esse tipo de habitação. Reparem bem nas fotos da reportagem: cadê a vassoura, o balde, o rodo, e o aspirador de pó? Onde ela pendura as roupas que não podem ir na máquina de secar? Isto é, se o edifício tem lavanderia coletiva. E se não tiver? Como fazer?
    Adorei o seu post, coloca a gente para pensar.
    Usha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Usha! Concordo, cada detalhe deve ser pensado com muito cuidado...no caso dos apart-hoteis existe uma lavanderia coletiva e também um serviço de limpeza disponível para os moradores dispensando os espaços individuais para essas atividades.

      Excluir
  6. Olá Silvia.
    A ideia é interessante e poderá ser útil para muitas pessoas.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  7. Cara Sílvia,
    Achei a ideia e o projecto ótimo, só não consigo perceber onde está o roupeiro e a cómoda para colocar as roupas...
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. Olá Silvia! Interessante como podemos ter tudo num espaço pequeno! Beijinhos. Evelyne.

    ResponderExcluir

Olá, vamos compartilhar ideias? Deixe seu comentário. Adoro falar com você!