Pisos intertravados e drenantes


Olá, para todos e em especial para a Vaní e o Pablo.
O casal enviou a seguinte questão: " Bom dia, arquiteta Sílvia, somos aqui de Canoas na grande POA e estamos acompanhando o blog desde o início. Estamos reformando nossa casa e precisamos de dicas sobre materiais para pisos externos que sejam resistentes e de baixo custo. O terreno é plano, o espaço para o jardim e a entrada de carros tem 10 metros de frente por seis metros e quando chove empoça muita água".
Resposta: Tenho usado nos meus projetos os pisos intertravados e drenantes porque eles absorvem a água das chuvas, são fáceis de serem assentados (dispensam argamassa de rejunte), garantem superfícies planas e não escorregadias e são neutros combinando bem com diversos estilos de construção (tem opções de composições coloridas).

Quando há áreas de grama e vegetação junto a encaminhamentos e acesso de veículos é importante usar peças de meio-fio para fazer o acabamento e impedir a ação de raízes no piso. Uma das principais vantagens do piso intertravado (além da resistência pois os blocos são de concreto), é que pode ser desmanchado e reconstruído com 100% de reaproveitamento das peças (sem entulho e desperdício), permitindo fácil conserto em caso de recalque do terreno natural ou necessidade de mudança de traçado na área pavimentada.


A construção dos pisos intertravados é simples: Siga as etapas:
1- preparar o terreno natural através de compactação e nivelamento;
2- executar uma camada de areia grossa  nivelada com espessura média de 5 cm;
3- assentar as peças pré-moldadas sobre a camada de areia, colocando-as uma encostada na outra;
4- compactar as peças já assentadas  eliminando  eventuais desníveis.
5- espalhar areia fina sobre o piso para o preenchimento das juntas e fazer a compactação final para que as juntas fiquem totalmente preenchidas com areia.


A manutenção do piso intertravado deve ser feita com água e sabão neutro ou com a utilização de água em alta pressão.
Existem ainda produtos especiais de limpeza  para remoção de óleos e também produtos para proteção e  coloração das peças.
A pavimentação com blocos de concreto é extremamente vantajosa, em termos de custo, e sustentabilidade do meio ambiente porque é   permeável e combinada com áreas de vegetação permite a prevenção de alagamentos e enchentes, recarregando  de água o subsolo terrestre e reduzindo as ilhas de calor cada vez mais frequentes nas cidades devido ao uso indiscriminado de materiais como o asfalto e concreto não permeável. 

primeira foto:www.betonart.com.br
segunda imagem: projeto arq. sílvia gatti
demais fotos: internet

Postagens mais visitadas