Apartamento em Santiago de Compostela, Espanha.



Olá, para todos.
Gostaria de mostrar para vocês um apartamento localizado em Santiago de Compostela na Espanha, lugar que muito me fascina (e com certeza a alguns de vocês também), pela arquitetura, história, cultura, religiosidade e também, por que não dizer, pela imporância como cenário literário.
Abaixo imagens de Santiago e um pouco de sua história .
"Santiago de Compostela é a capital da Galiza , localiza-se na província da Corunha na Espanha,  área de  223 km²,  população de 93 712 habitantes (2007) e densidade populacional de 416,70 hab/km²."

"SANTIAGO DE COMPOSTELA é, juntamente com Jerusalém e Roma, um dos lugares de peregrinação mais importantes do mundo. A maioria dos peregrinos utilizam o Caminho Francês, que começa em Roncesvalles ou em Saint Jean Pied de Port, passando através da Espanha, em direção a Santiago de Compostela. Este percurso tem cerca de 900 Km de extensão. Algumas pessoas começam a peregrinação nas suas terras natais, incluindo Alemanha e Áustria, de forma que podem assim juntar-se mais 1000 Km ao itinerário. A catedral de Santiago de Compostela é um dos pilares do cristianismo. A cidade de Santiago de Compostela alberga 46 igrejas, 114 campanários, 288 altares e 36 congregações. A história de Santiago de Compostela liga-se à arquitetura religiosa muito antiga. Podem ser admirados exemplares excepcionais, como, por exemplo, dois anjos do século XIV com óculos, integrados num alto-relevo, ou uma Virgem Maria grávida, na entrada de uma igreja." 

 "O Caminho de Santiago de Compostela é uma rota secular de peregrinação religiosa, que se estende por toda a Península Ibérica até a cidade de Santiago de Compostela, localizada no extremo Oeste da Espanha, onde se encontra o túmulo do apóstolo Tiago."

"O Caminho de Santiago possui - em sua maior parte - um aspecto medieval. As catedrais góticas e românicas, mosteiros e capelas, castelos e aldeias celtas distribuem-se ao longo do percurso.
O apogeu das peregrinações ocorreu nos séculos XII e XIII. As quatro principais rotas tiveram origem neste período. Mesmo partindo de pontos diferentes, todas entravam na Península Ibérica através dos Pirineus. A partir de Puente la Reina o trajeto é o mesmo, com exceção de alguns ramais secundários. As rotas modernas iniciam-se também em cidades como Saint-Jean-Pied-de-Port, na França."

No Brasil, a popularização do Caminho deve-se principalmente ao escritor Paulo Coelho, que lançou o livro O Diário de um Mago. Nesta obra, o autor narra as experiências místicas vivenciadas em sua peregrinação em 1989. Além de Paulo Coelho, a cantora Baby do Brasil escreveu Peregrina – Meu Caminho no Caminho, onde também é descrita sua trajetória até Compostela. Mas a literatura brasileira abriga outros títulos que servem de incentivo e preparação para aqueles que se dispuserem a caminhar mais de 800 quilômetros até a cidade de Santiago de Compostela, tombada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, em 1992."

 A arquitetura constitui o principal atrativo deste ático (em espanhol=apartamento no sótão), situado em Santiago de Compostela.
Antes da reforma, o prédio fazia parte de uma antiga fazenda de gado leiteiro localizado em El Espino, uma propriedade do início do século XX.
O arquiteto Victor Pérez Cotelo foi o responsável por transformá-lo em um edifício de apartamentos, trabalho premiado na Sétima Bienal de Arquitetura Espanhola em 2003.
Localizado próximo ao Rio Sarela, a poucos minutos da Plaza del Obradoiro no coração da cidade e a Catedral de Santiago de Compostela o apartamento oferece um charme especial pois se localiza no telhado do edifício dispondo também, após a reforma, de janelas do chão ao teto que facilitam a passagem de luz natural, um bem escasso e precioso nessa região Gallega.
 


ÁTICO LUMINOSO DE 68 m²= apartamento/sótão luminoso de 68m².
A idéia principal da decoração: dar ao espaço disponível, 68 m2, aspecto amplo e iluminado.
A distribuição dos ambientes ajudou a alcançar este objetivo porque somente o dormitório e o banheiro são individualizados. Sala de estar, sala de jantar e cozinha compartilham o mesmo espaço. Os revestimentos utilizados também foram fundamentais para reforçar o sentido de continuidade dos ambientes: piso em réguas de madeira clara, paredes pintadas de branco assim como o teto inclinado (estrutura do telhado composto por duas águas).
A arquitetura prevaleceu sobre a decoração e a escolha do mobiliário. Móveis brancos, tais como estantes/bibliotecas ou armários, foram escolhidos para passar despercebidos
.
O restante das peças do mobiliário, em estilo atual, foram escolhidas para adicionar personalidade à decoração, preservar os elementos estruturais do prédio, principalmente a estrutura do telhado, e a vista da paisagem de Santiago de Compostela.
*texto traduzido e adaptado do original por arquiteturadoimovelarq
fonte de fotos e textos:
costasur,wikipedia,skyscrapercity,pertraviagens,panoramio,spectrumgothic,micasa

Postagens mais visitadas