Arquitetura moderna e sustentável no Irã

O projeto, com área de 1300m², utiliza pedras recicladas com o propósito de  manter a interação  com o entorno e as tradições locais da região (uma cidade e mais de mil anos de história construida com pedras), de uma forma moderna e sustentável.


O edifício, de ocupação mista, é composto por lojas no térreo e oito unidades residenciais de 03 dormitórios, distribuidas em quatro pavimentos, foi executado em Mahallat, uma pequena cidade no centro do Irã, onde mais de 50% da economia local está envolvida com a extração e corte de pedras.
As janelas, originais, proporcionam flexibilidade e contribuem para melhorar a qualidade de vida dos moradores, e também ajudá-los a economizar energia durante todo o ano.
A cores variadas e a  rugosidade do material cria uma textura quente nas fachadas. 
Confira abaixo, o processo de reciclagem das pedras até sua utilização final.
Grande quantidade de energia é usada para escavar, extrair e realizar o corte das pedras. Nessa região não há eficiente tecnologia de corte, e  o excedente das pedras  são jogadas fora como lixo, poluindo ainda mais o ambiente natural.
A intenção dos arquitetos ao reciclar esses restos de pedras e usá-los, em paredes externas e internas, é  preservar os preciosos recursos naturais de uma forma criativa, e reduzir significativamente o custo de construção.
projeto/construção:Mehdizadeh
imagens:  Omid Khodapanahi
fonte:desMena

Postagens mais visitadas