Criando o futuro com a mente aberta


[...] a noção de lar, também graças à internet, expandiu-se para territórios simbólicos – levo minha “casa” comigo pelo mundo, no celular, no computador, nas redes sociais.

A maior parte de nós, no entanto, continua vivendo em residências que reproduzem o modelo tripartido do século 18, que divide o espaço em áreas social, íntima e de serviços em ambientes compartimentados e estanques.

[...] Mas, se o futuro chegou, a casa que vai representar esse novo tempo deverá se basear não mais em cômodos e hierarquias, mas nas atividades que exercemos ali.

[...] Nossa casa será um sistema aberto, colaborativo e seremos todos co-designers desses espaços

Guto Requena, arquiteto... via blog CD
Lembrei de uma conversa que ouvi entre duas mulheres, com aproximadamente seus 70 anos de idade. 
Diziam elas, conferindo a nova coleção de primavera numa loja de shopping, que roupas bem feitas, de qualidade e estilo somente existiram no "tempo delas"!
De imediato fiz a conexão com o texto acima e com os posts que venho fazendo sob o título de Volta ao Mundo. Neles pretendo mostrar as produções de arquitetura para que, você e eu, possamos ter uma visão ampla das novas formas de viver, dos novos grupos familiares, da tecnologia que está cada vez mais à nossa disposição e que está por trás dos novos materiais e técnicas construtivas..
Penso que exemplos servem como inspiração, não para copiar mas para adaptar às nossas atuais necessidades, nosso desejo incansável de ter uma casa que seja funcional e bela, que nos acolha e nos proteja.
Estar aberto às novidades e mudanças, extraindo delas o que melhor nos convém no momento é condição essencial para nos manter sempre atualizados.


Abaixo, casa no Japão localizada em um vale, numa região com muitos dias nublados ao longo do ano. 
A solução do arquiteto foi criar uma casa inspirada nas tradicionais estufas japonesas, encontradas nas fazendas vizinhas, levando assim muita luz natural aos ambientes.
*Para ampliar clique sobre as imagens.

imagens e projeto:Yo Shimada de Arquitetos Tato via Ja+U

Postagens mais visitadas