Conversa sobre arquitetura e quarto de casal


PERGUNTA:
-Silvia, muito obrigado pelas postagens no seu blog que são direcionadas pra mim.
É muito bom saber que em momentos como esses de dúvidas, medo, angustias temos alguém pra nos apoiar, mesmo não conhecendo pessoalmente esse alguém. Você não tem noção do quanto me sinto bem quando leio as postagens respondendo minhas perguntas, os comentários dos seus amigos.
Você hoje é dona do seu próprio negocio? Autônoma?
Tem uma coisa bem interessante na sua história, o conselho do seu pai de você tentar algo que achasse interessante só pra sentir o sabor de ser uma universitária. Por isso às vezes sinto uma vontade de fazer isso, mas tenho medo de fazer, entrar na faculdade, não gostar do curso e perder tempo, enquanto já poderia estar cursando.
Eu conversei com minha mãe, vou tentar arquitetura na federal, se eu não passar, vou fazer design de interiores em uma faculdade particular, é um curso superior que por ser novo aqui em Natal, dura apenas dois anos e depois dele penso fazer arquitetura.
Arquitetura de interiores estaria interligado com design de interiores? Que fique bem claro, com a experiência que você tem sua opinião é muito importante para mim, então o que me diz em relação a um pensamento: se eu fizer design de interiores antes de arquitetura, posso unir esses dois cursos em meu currículo profissional? Penso eu que esses cursos estão interligados.
Eu não consigo focar os estudos, o curso de arquitetura aqui em Natal é muito concorrido e com as horas que estou dedicando aos estudos é quase impossível eu passar. Quando você estava no seu ano de vestibular você também sentia dificuldade de focar? Sentar e estudar horas e mais horas? Eu sou uma pessoa que pensa muito e acabo perdendo o foco.
Abraços,Anderson Souza
resposta:
Anderson, primeiramente obrigada pela consideração e pela confiança. Quando era estudante e vestibulanda  estudava diáriamente, no colégio, em casa e fazia cursinho pré-vestibular.
Sou profissional liberal, autônoma ou seja trabalho por minha conta (em um home office), mas não necessariamente sozinha. 
Como já te expliquei é sempre necessário a formação de equipes de profissionais(autônomos ou não), para a execução de um projeto ou obra.
Por exemplo se projeto um edifício,  o arq. Paulo do blog urbanascidades, vai configurá-lo no CAd e/ou 3D, enquanto eu mesma, em outro programa, faço toda parte de mobiliário ilustrativo e de revestimentos, outros profissionais se ocuparão dos projetos estrutural, elétrico, hidrosanitário, paisagistico, etc...até chegarmos à finalização, aprovação e licenciamento do projeto nos órgãos municipais competentes. CLICA AQUI para ver um trabalho que estamos desenvolvendo.
Teu questionamento em relação a interação entre um  designer de interiores  e arquitetura é correto e acontece com muita frequência. No meu caso eu uno as duas especialidades mas tem colegas que não executam esse serviço (arquitetura de interiores), e tem em suas equipes profissionais especializados.
Quanto a cursar design  primeiro, eu acho que só vai te  acrescentar conhecimentos e experiência. Tenha em mente que estudo nunca é perda de tempo.
Uso sempre o exemplo do meu filho porque ele pensa assim: vou fazer um curso e depois complementá-lo com vários outros, talvez em outras cidades ou país.
Anderson segue teu ideal seja estudando arquitetura, design de interiores , design de produtos,etc...mas seja objetivo, trace planos e metas porque a competitividade está em alta e na minha opinião já até extrapolou os limites saudáveis.
Meu filho estuda todos os dias para o vestibular, incluindo as aulas normais do colégio, e o curso de capacitação no turno oposto, um pouco à noite e nos fins de semana. Se quiseres manda mail para ele e troquem experiências.
Acima postei imagens do projeto que fiz para nosso dormitório (Sílvia/Paulo ), neste outono /inverno demonstrando uma pequena parte do trabalho de um arquiteto de interiores.
Abaixo deixo contigo ícones, designers de produtos.
Abraços, sucesso e concentração nos estudos. Sílvia.

imagens:arquiteturadoimóvel, Vídeos you tube

Postagens mais visitadas