Estilo provençal

Esta semana fui ao encontro de um casal de antigos clientes (faz mais de uma década que projetei a casa deles aqui em Porto Alegre), pois o filho deles está voltando de uma viagem de estudos na França e na bagagem traz uma surpresa para os pais:  vai casar com uma francesa.
Marcus, o filho, veio  antes para arrumar o apartamento que será a morada do casal.
Sofie, a noiva, chega ao Brasil lá pelo final de novembro e nem desconfia que Marcus vai recebe-la com uma decoração atualizada mas contendo detalhes de seu estilo preferido, o provençal,  e lembranças de seu país de origem, a França.
O motivo pelo qual me contataram é este: saber um pouco mais sobre o estilo, como adequá-lo ao nosso modo de vida e torná-lo atual sem perder as características essenciais: tons suaves em paredes e tecidos,  uso da cor branca em móveis que façam referência ao estilo originário do sul da França, padronagens florais, com listras, leves e ao mesmo tempo românticas e adornos que ativem as memórias afetivas do casal.
Voltando do encontro decidi fazer uma reportagem visual com a intenção de mostrar aos clientes, e a vocês, imagens do estilo provençal adaptado  à nossa realidade sem perder o que considero o mais importante do estilo: conforto, bem-estar,  sutilezas e suavidade.


Notem que atualmente o estilo provençal está mais descontraído, usado em detalhes e complementos especiais da decoração, aceita o uso de móveis menos trabalhados e de linhas mais simples, cores mais fortes e atuais usadas em estampas maiores e até em paredes e móveis, porém o conforto e o capricho nos detalhes prevalecem.
Acima fotos  de fontes diversas, pesquisa na internet.

clique aqui para ler mais sobre o estilo provençal.fonte:Revista Manequim/ Editora Abril.

Postagens mais visitadas