Guru Bar/CLUBE DE JAZZ em Atenas na Grécia.

Olá.
No último post do "Notícias do Mundo" postei imagens de um apartamento em Santiago de Compostela, Espanha. Para ver CLIQUE AQUI.

Hoje, vamos até a Grécia mais especificamente em Psirri (bairro antigo de Atenas, observe mapa abaixo), para ver um bar/restaurante de Jazz. Confiram na sequência as imagens do bairro e um pouco de sua rotina (contada pelo blog aturistaacidental), e mais abaixo o projeto do Guru Bar,  Klan arquitetos.
*mapa acima retirado da internet.



"Psirri é um bairro boêmio, cheio de tavernas tradicionais e barzinhos da moda. A cenografia não podia ser melhor: ruas para pedestres cheias de mesinhas, casarões antigos, igrejinhas ortodoxas em todos os cantos. Quem não adoraria ter um lugar assim sempre à mão, charmoso e cheio de história, onde se possa beber uma cervejinha com amigos numa noite quente?"

O "Guru Bar" foi um dos primeiros bares a abrir na área central de Psiri em Atenas no momento em que o bairro estava começando a ser transformado em uma vibrante área cultural.
A reconstrução do bairro serviria como  exemplo de recuperação urbana no período  dos Jogos Olímpicos, entretanto o financiamento para as obras não se concretizaram e a revitalização urbana para o centro histórico de Atenas infelizmente não aconteceu, naquele momento.
Gradualmente, esta área tornou-se um refugio para  uso de drogas,  imigração ilegal e prostituição.
Apesar disso o "'Guru Bar"  persistiu na escolha da localização  e conseguiu tornar-se uma importante e bem frequentada casa noturna.

O projeto incluiu a reforma da fachada e a elaboração de proposta formal/funcional para o clube de jazz no terceiro andar.
 
A idéia da dualidade e da transformação da fachada, entre o dia e a atividade noturna, foi o enfoque principal dado ao projeto .
O contexto da área era um centro urbano negligenciado e uma praça que ninguém sabia que existia. Os edifícios do entorno estavam em decadência e influenciaram a escolha do material para a superfície da fachada.
"Nossa proposta foi criar uma pele de aço enferrujado que poderia se tornar um bunker, durante a manhã e abrir totalmente durante a noite."
"O material enferrujado da nossa fachada é uma metáfora para sugerir a transformação," dizem os arquitetos.
O edifício transforma-se com o movimento simples das chapas de aço que se abrem para formar janelas e portas, através da utilização de componentes hidráulicos
.



Com orçamento reduzido, a concepção do interior do bar de jazz manteve e expôs a estrutura antiga garantindo assim a continuidade de uso do prédio existente.
Projeto de arquitetura: Klab arquitetos
Designers: Konstantinos Labrinopoulos, Miltos Farmakis
Localização: Theatrou Plateia, Psiri, Atenas, Grécia
Área: 150m2
Data de conclusão: 2007
fotos: Babis Louizidis
tradução livre dos textos : arquiteturadoimovelarq

Postagens mais visitadas