Estilo clássico nunca sai da moda mas pode ser renovado

Há uma harmonia visual inegável numa sala clássica. Ela vem do uso da simetria e das proporções típicas desse estilo, que se espelham nos padrões da Grécia e da Roma antigas. 
"Para tornar essa referência mais leve, recomendo fugir um pouco da simetria, usando mesas diferentes nas laterais dos estofados, como fiz aqui", ensina o designer de interiores Fernando Piva, autor do ambiente, de 45 m².
"Outra ideia é criar pontos focais variados com cores marcantes, caso da poltrona vermelha." Mesclar móveis de linhas retas e desenho contemporâneo ao mobiliário de época também suaviza a atmosfera formal, além de atualizá-la. 
"Esse contraste tira o peso do clássico tradicional." Detalhes dourados, cristais e espelhos fazem o arremate. 
- Busque a simetria na distribuição dos móveis, traçando eixos para eles. Porém, para evitar um visual engessado, brinque jogando com os diferentes volumes das peças.
- Tenha cristais, espelhos e um item com uma cara francesa, que evoque o neoclássico.
- Entre as cores, vermelho e dourado sempre lembram a atmosfera clássica.
- Para adaptar as referências ao nosso clima, prefira usar tecidos leves e de toque natural, como linho, seda e algodão, especialmente nas peças volumosas, a exemplo de sofás e cortinas.



 imagens e texto:casa.abril

2 comentários:

  1. Adorei suas dicas!

    Bjs e ótima semana pra vc!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Silvia, não sabia que você era de Porto Alegre. Aqui em Milão tem MUITA gente de Porto Alegre. Tenho muitos amigos daí... Adorei esta sala, Silvia. Esse Layout solto eu chamo de "casa de novela". Já reparou que todo cenário de casa de rico em novela é assim? rs. Quando era pequeno ficava me perguntando como eles ligavam o abajur do lado do sofá, se o layout não era encostado na parede. Sempre sonhei uma sala assim... Quem sabe um dia não vou ter um layout solto, poder caminhar em volta do sofá (...e ter um aparador atrás dele!) como nas casas de novela...rs. Beijo!

    www.disegnoamilanesa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, vamos compartilhar ideias? Deixe seu comentário. Adoro falar com você!