Quero a sua opinião!!!

Olá, para todos!
Hoje, não vou começar a semana com post sobre decoração.
Ontem recebi um comentário, sobre o meu post publicado logo abaixo (QUARTO E BANHEIRO UNIDOS), e fiquei bastante preocupada com o rumo dos blogs em geral...principalmente com a continuidade do meu, já que estou aqui para valorizar e honrar minha profissão e também para trocar idéias produtivas e positivas com quem passa por aqui, e de modo algum me incomodar com grosserias...sempre tive como meta manter uma conduta equilibrada, honesta e respeitável com vocês.
Tenho sempre a preocupação de fornecer origem/fonte/autoria das imagens que publico, no entanto sei que elas não foram feitas exclusivamente para meu uso no blog...acho que é bastante comum encontrarmos imagens que já publicamos em outros blogs...não vejo problema algum nisso mas como sempre quero a opinião de vocês a respeito.
Abaixo reproduzo o comentário:
Opa! Faltou citar que o post foi praticamente todo feito por mim e postado antes no meu blog! --->>> http://assimeugosto.com/2011/11/19/quarto-e-banheiro-integrados/ Coisa feia... :( Mariana www.assimeugosto.com em Quarto de casal e banheiro unidos
Se a editora do blog ASSIM EU GOSTO é colega Arquiteta ou Designer de Interiores e/ou Fotógrafa autora das imagens dos projetos publicados, peço que os identifique para que possa dar o devido crédito de direito autoral sobre a obra intelectual produzida. Se assim como eu, utilizou imagens de domínio público (GOOGLE), e fez referência ao profissional autor do projeto e/ou foto, vou simplesmente ignorar o comentário.

29 comentários:

  1. Oi Sílvia.
    Normalmente prefiro não comentar em teu blog para não parecer "corporativismo", rsrsrsrs!!!!!
    Mas não podia ficar indiferente a agressividade do comentário publicado pela "colega" blogueira. Te conhecendo desde a faculdade de Arquitetura, sei de tua capacidade profissional e integridade pessoal, sempre procurando respeitar e promover a nossa profissão. Para finalizar, deixo uma expressão que uso em meu blog e que talvez possa esclarecer a indignada blogueira:Urbanascidades adverte: "Compartilhar faz bem à Internet"...
    Um grande beijo do teu fã número 1.

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvia Tudo bem por ai!? qt tempo!! agora mesmo estava lendo uma reclamaçao de outra blogueira no facebook falando do mesmo assunto...
    porem no caso dela...as fotos e autoria total do projeto sao da blogueira! o q acho justo tal reclamaçao...mas como vc mesma diz...qd estao na internet em geral...e ate porque entre tantas que postam as fotos vao se repetindo e a origem vai se perdendo! ja tive projeto meu e post completo copiado e colocado num blog...mas nem me preocupei...tenho mais o que me preocupar... A maioria das fotos que uso sao do google e sites em geral, sempre que possivel como o link direito no blog, e quanto é um passo a passo o link vai direto da fonte! Mas a internet ta ai ne... nada se cria...heheheheeh bjoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deise,muito tempo mesmo!Saudades!
      Amiga, faço o mesmo e tento, dentro do possível, encontrar o autor original da imagem, nem sempre é fácil.
      Depois desse comentário nada amigavel entendi porque muitos blogueiros estão disponibilizando o blog só para convidados...para mim, a blogsfera é um local para partilharmos, de meu mesmo só tenho os projetos que estão no meu site (protegidos pela lei dos direitos autorais).
      Bjos e uma semana bem produtiva e feliz.

      Excluir
  3. Silvia,
    Não acompanhei o caso mas sou sua leitora (ainda que silenciosa) e tenho certeza de que não houve má fé. Entretanto, sou ilustradora e artista plástica e, como já sofri muito com pessoas usando meu trabalho, sinto-me na obrigação de esclarecer que o Google não é - eu repito: NÃO É - domínio público. O Google apenas localiza imagens e estas imagens possuem direitos autorais.
    Novamente: não acompanhei o caso, não entrei no link e nem fui procurar me informar. Apenas cuidado com isso, ok? Independente do tom ser ou não agressivo (eu não achei), o fato é que o direito autoral pode, de fato, ser da comentarista.
    Abs,
    Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina,obrigada pela participação, seja sempre bem vinda.
      Por "domínio público" entendo que é possível fazer reprodução do documento visual com os devidos créditos, foi o que fiz desde o início...se eu estiver errada vou substituir o nome do autor dos projetos pelo nome da blogueira com todo o mérito e respeito.
      Bjos.
      Sílvia

      Excluir
    2. Silvia, não manjo mto do assunto, mas pelo que li sobre o assunto, do ponto de vista da lei, cada "autor", digamos assim, permite que se use ou não suas obras. E a permissão pode estar ou não vinculada ao crédito. Há fotos que só podem ser usadas pagando.

      Pessoalmente, acho que vale mesmo é o bom senso. Qdo for salvar alguma foto para reproduzir aqui, penso que seria interessante verificar se o autor permite a reprodução gratuita (apenas com os créditos). Os blogs que exigem que se dê o crédito NORMALMENTE devem deixar isso registrado por lá.

      No caso, eu me dei ao trabalho de ler os dois posts e penso que não existe cópia de post. Até pq qqr pessoa pode se inspirar por esse tema (ambientes conjugados) sem nunca ter lido o blog da dita pessoa. Achei meio sem noção da parte da pessoa. Se todo mundo for levar os blogs com regras rígidas como a pessoa exigiu NEM MESMO O BLOG DELA ESTARIA NO AR. Mas enfim... pra evitar dor de cabeça, fique esperta com os créditos.

      Tb sou leitora silenciosa e assídua!
      =)

      Excluir
    3. Oi Sílvia!

      Que gentil a sua resposta, obrigada.

      Mas olha... Não... Na verdade o Google localiza imagens e mais nada. Você encontrá-las no Google não significa que possa usar. Eu, por exemplo, não permito o uso das minhas ilustrações mas permito a reprodução dos trabalhos já publicados. Você precisa entrar no site e ver se tem alguma nota de copyright que te permita fazer isso. Caso contrário, a princípio não pode. Quanto aos créditos, é o mínimo exigido por lei. No Brasil o direito pode ser negociado mas a autoria não.
      Conheço um advogado blogueiro que fala muito sobre o assunto, vale a pena dar uma conferida no site dele: http://www.arake.com.br/

      Quero repetir aqui que, como leio o seu blog, tenho CERTEZA de que existe respeito e jamais má fé de qualquer tipo. Só comentei mesmo com a intenção de te evitar problemas futuros, tá?

      Bjs,
      Carolina.

      Excluir
    4. Carolina, eu entendo a lei de direitos autorais porque sou protegida por ela enquanto artquiteta.
      O que todos estão aqui dizendo é que não se pode exigir créditos e autoria quando na verdade não se é autor da abra em questão...este é o caso.
      O blog reclamante também publicou essas imagens e deu os mesmos créditos que eu ...o que acontece é que ela queria que eu ignorasse os autores originais e verdadeiros e desse o crédito à ela porque postou antes.

      Excluir
    5. Ah! Que horror.
      Não, não... Eu estava conversando só sobre a questão dos direitos de imagem, apenas isso, ok?
      Disse, inclusive, várias vezes, que sequer fui no link da reclamante.

      Excluir
  4. Minha amiga, vou te responder com as sábias palavras de Madre Tereza de Calcutá:
    ..."Veja você que, no final de tudo
    Será você ... e Deus.
    E não você ... e as pessoas"!
    Adoro seu blog e tenho o maior respeito pelo seu trabalho!
    Linda e abençoada semana com muita paz e harmonia!
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Claudia. Quem não deve não teme!Não sou culpada por publicar as mesmas fotos que a outra blogueira, se ela for a autora dos projetos que eu encontrei no google e editei no meu blog, vou dar os devidos créditos com todo o respeito .
      Bjos e ótima semana.

      Excluir
  5. Silvia querida, vc colocou a fonte e ponto. Se ela usou a mesma fonte, não tinha como adivinhar, acho chato quando não colocam a fonte e copiam o post todo, já aconteceu comigo, mas conversei por email com a pessoa e ficou tudo esclarecido, o Google é muito geral, é público é, quem não quer que copie então trave as fotos, dá pra fazer isso, não faço porque sei que como eu o pessoal gosta de mostrar mas eu coloco a fonte, pois foi uma pesquisa feita e isso dá trabalho, vc sabe, acho que vc agiu correto, fica o dito pelo não dito, postou igual e antes? mas não foi ali que vc achou, fazer o quê? bjinhos, boa semana, amiga.Estava com saudades daqui, adoro vc e seus posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eva!

      Bem... Não é bem assim... O direito da imagem é do autor, sem essa de "se não quer que copie então trave as fotos", até porque o que não falta por aí é programinha que quebra proteção, que tira marca d'água, etc. Primeiro há que se respeitar o direito dos outros, né?

      Abs!

      Excluir
  6. Olá. Acompanho seu blog e gosto muito de seus post. Na medida do possível tb sempre coloco as fontes em meu blog, mas como vc mesma disse, algumas fontes se perdem... e muitos blogs tb não as colocam, o que pode gerar confusões. Sinceramente espero que tudo se resolva rapidamente. Abraços, Chris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Chris.
      Não tenho motivo para omitir a fonte das imagens, se eu me equivoquei pretendo corrigir imediatamente.
      bjos e uma ótima semana.

      Excluir
    2. Chris, Silvia, et alli,

      Uma boa solução pode ser usar a ABNT:

      "Fonte: SOBRENOME, Nome (ou nome do site). Título. Disponível em: httpblablablá. Acesso em 07 MAI 2012."

      Daí você respeita o direito do outro e, falando quando acessou a fonte, fica resguardada de alguém falar "ah mas isso era antes meu".

      O que acham?

      (Juro que estou tentando ajudar e não ser chata)

      Excluir
    3. Carolina, acho que já respondi essa questão...sabemos todos o que é a lei do direito autoral e eu particularmente conheço as normas da ABNT...o que não entendo é porque alquem cobra créditos e autoria sem ser autor intelectual da obra.Você entende então por favor explique!

      Excluir
  7. Olá, Eva querida!
    Amiga, pode até ser que alguma imagem seja de propriedade da editora do www.assimeugosto.com...se realmente eu troquei nomes e os projetos forem de autoria dela estou completamente aberta e vou corrigir os créditos no meu post, imediatamente.
    Bjos e uma linda semana.

    ResponderExcluir
  8. Sílvia, mas que confusão hein? Eu posso imaginar o quanto você deve estar chateada... mas não fique em dúvida sobre continuar com o seu blog, afinal você presta um serviço de utilidade pública! Sei que nós como arquitetas nem sempre podemos publicar os projetos de nossos clientes por uma questão de privacidade, então é mais que comum usarmos imagens da internet para ilustrar um ponto de vista, uma tendência, esclarecer dúvidas e isso é o que verdadeiramente importa. Se você citou a fonte não vejo problema que a sua coletânea de fotos tenha sido parecida com a do post do outro blog. Eu entendi que as fotos não são de projetos da responsável pelo blog, não é uma questão de autoria de projeto. Acho que quando postamos algo na internet é para realmente compartilhar, não dá para querer controlar o destino de tudo que colocamos na rede. Como eu já disse uma vez a idéia de um blog (pelo menos para mim) é dispor de um canal de comunicação com as pessoas, sem stress, sem sofrimento!!! Grande abraço Sílvia e não deixe o blog, seu trabalho é muito importante!! Grande abraço!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi minha querida, que chato isso acontecer.Sílvia sei de sua competência e seriedade.Não deixe isso te entristecer. Te admiro muito e sei das quantas vezes me auxiliou com meus problemas com meu blog.Fique com Deus e continue nos presenteando com sua sabedoria que tão pucos conhecem.
    bj
    Valeria

    ResponderExcluir
  10. Oi Sílvia,
    Vi um paragrafo interessante no blog da reclamante :

    " O texto é baseado nas experiências das arquitetas, no dia a dia da profissão e nas solicitações dos leitores. As fotos são de produção própria, enviadas por fotógrafos e/ou arquitetos, ou retiradas de sites, revistas e livros especializados, valorizando produtos e ambientes de qualidade."

    Se a própria diz que retira de sites, revistas e livros, etc, então eu não entendi o por que da reclamação... vá lá entender.......

    É apenas uma observação.........

    abs,

    ResponderExcluir
  11. Não sei se foi salvo o outro comentário que fiz, mas encontrei outra coisa no blog "assim eu gosto":

    * Fonte: Google Analytics.

    ** Foto Glênio Dettmar.

    *** Algumas fotos apresentadas nesse blog podem não possuir referências de fonte. Provalmente elas foram retiradas da internet ou são de arquivos antigos das arquitetas. Caso você seja o autor da foto ou do projeto e queira que seja retirada ou identificada, entre em contato com a gente!

    Registrou????????
    abs,

    ResponderExcluir
  12. Olá Silvia.
    Não percebi o porquê da reclamação. Não houve nem copia nem plágio nem violação de direitos de autor. A blogueira tirou as fotos e inspirou-se para o post numa revista e deu os créditos. Você também se inspirou e fez o post nas fotos que encontrou e citou a fonte. Os posts são diferentes so são semelhantes no tema e algumas fotos. É natural que hajam posts semelhantes em várias áreas. Há milhares de blogueiros a tratar de assuntos semelhantes em várias áreas. Diferente seria se o projecto e as fotos fossem mesmo da pessoa em causa. Eu também me inspiro em revistas para muitos dos meus posts e algumas servem de inspiração para outras blogueiras é natural que venham a haver posts semelhantes. Mas cada uma trata ao seu estilo. É a minha opinião não sei se está certa ou errada. Mas espero que tudo se resolva pelo melhor Silvia.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  13. Olá Sílvia,
    Desde que acompanho o seu Blog, e que gosto bastante, que vejo que você menciona as suas fontes.
    Eu própria, já coloquei uma foto do seu Blog, no meu, e mencionei como fonte o nome do seu Blog.
    Fi-lo de boa fé, e normalmente faço desta forma!
    Uma boa semana e bom trabalho.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Quando me lembro de Judas Escariotes (aquele que traiu Jesus) associo a mesquinhez àquela "peça rara"... e me vejo passeando por entre os mesquinhos...
    De um lado, os desprendidos e cooperadores... de outro, os mesquinhos e cobradores
    de impostos (aquele a quem Jesus chamou...Mateus).
    Este mudou de lado porque foi tocado por Jesus mas aqui entre nós está bem difícil, viu?

    "As coisas mais mesquinhas enchem
    de orgulho os indivíduos mais baixos..."
    (Willian Shakespeare)


    Quando vejo certas açoes me orgulho de ser quem sou, desprovida totalmente de tudo isso.
    mundo cheio de problemas, guerras fome, violencia. tenho muita vida pra viver e pouco tempo para perder discutindo coisas que não vão mudar em NADA a minha vida. Objetividade. Pelo menos para essas coisas chatas. Deixem a malemolência, a verborragia, gritinhos entusiasmados discussões para coisas que interessam. Como um sorvete num fim de tarde ensolarado.

    Silvia vc è uma pessoa maravilhosa n se deixe intristecer e nen perca seu precioso tempo c coisas que nao vale a pena...bjss fica c Deus...

    ResponderExcluir
  15. OLÁ, SILVIA! BOM DIA!
    ADORO O SEU BLOG, E MESMO SEM CONHECÊ-LA PESSOALMENTE A ADMIRO MUITO.
    CONCORDO PLENAMENTE COM O COMENTÁRIO DA CLÁUDIA - PERFEITA ORDEM.
    BOLA PARA FRENTE E CONTINUE NOS DELICIANDO COM SEU EXTREMO BOM GOSTO!
    PARABÉNS PELO SEU TRABALHO.
    BJOS, MARISA.

    ResponderExcluir
  16. Fernanda Gonsalves7 de maio de 2012 11:04

    Oi Silvia, apesar de nunca comentar, sempre leio seus blog.
    Acho triste as pessoas serem tão amargas, ásperas e azedas por um motivo tão bobo.
    Admiro muito seu trabalho, seus posts e sempre vejo as mesmas imagens em diversos blogs e não vi motivos para tamanha indelicadeza.
    Há diversas formas de questionar e infelizmente essa pessoa escolheu a pior. Se ela mesma copiou as fotos não entendi o porque tamanho incomodo.
    Não se chateie por coisas pequenas, não vale a pena.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Silvia, já passei por situação semelhante quando através de um comentário bastante rude a pessoa exigiu que retirássemos a foto de uma sobremesa que dizia ser de autoria de um amigo. Retiramos prontamente, mas a pessoa não ficou contente e exigiu que retirássemos a receita, reivindicando a autoria desta também. A receita permaneceu, é feita pela família da minha sócia desde antes dela nascer. Passamos então a moderar os comentários.
    É impossível não se estressar, mas seu blog tem alto teor profissional, não permita que atitudes como esta tirem o prazer tanto de suas leitoras (eu sou assídua) quanto o seu, afinal é óbvio que você ama o que faz.
    Parabéns pelo blog e pela atitude.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  18. Olá Silvia tudo bem?

    Estou aqui para ser solidária a vc como blogueira. Amo seu blog e como vc sabe quando o descobri o "Aruitetura do Imóvel" fiquei encantada com as imagens e mandei um e-mail pedindo autorização para usar as imagens (você se lembra?). Eu uso imagens do seu blog dou créditos ao seu blog, pois foi de onde tirei a imagem... Mas confesso que fiquei preocupada com toda esta situação como blogueira e nas próximas inspirações.
    Li todas suas respostas e acho que está corretíssima, concordo plenamente com você!
    Beijo querida, fique em paz vc fez o correto.

    Juliana

    ResponderExcluir

Olá, vamos compartilhar ideias? Deixe seu comentário. Adoro falar com você!