Casa contemporânea em Madri

Notaram que estou fazendo uma viagem pela arquitetura contemporânea ao redor do mundo?
Pois é, nas semanas anteriores vimos  aptos. na Austrália, no Canadá e dois posts mostrando uma casa em Istambul e algumas pessoas se surpreenderam, outras comentaram que aquela arquitetura poderia estar inserida em qualquer cenário...alguns, no facebook, até foram muito enfáticos dizendo que tudo era muito "modernoso, muito branco e com tecnologia exagerada"...pensando sobre isso, concordo que o regionalismo, as tradições e a identidade cultural de um povo são importantes e fundamentais, afinal é através de nossa história/nossa herança que embasamos e fortificamos o futuro...por outro lado, vejo nessa similaridade arquitetônica contemporânea uma busca pela unidade formal e funcional de viver, quem sabe uma aproximação de valores e  com otimismo o desejo de neutralizar de forma positiva nossas diferenças...acho simplesmente fantástico saber que nós, você e eu onde estivermos, estamos pensando e planejando nossos espaços de forma parecida, que o gosto pelo bom design,  luz natural e ambientes organizados nos aproxima...que a nossa casa possa ser confortável e bela mesmo que com poucos objetos acumulados porque decidimos pela sustentabilidade e pelo uso responsável dos recursos naturais...enfim, a história da arquitetura nos mostra que as necessidades e anseios do homem foram seu guia desde o início, e estiveram sempre ligadas às mudanças econômicas, religiosas, socioambientais e culturais...quem sabe, a arquitetura através dos avanços tecnológicos e logísticos nos ajude a ser uma verdadeira "aldeia global".    


imagens e projeto: Abaton Arquitectura 

6 comentários:

  1. Hi Silvia, beautiful images and thanks for sharing with us. Sharon :) Have a lovely week.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, como estas? Que lindo esse apartamento, eu adoro roupa de cama branca. Agora que comprei umas coloridas, mas o branco é mais romântico.
    tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. A casa é uma delícia!! Adorei a forma como colocaram o número (lá no portão), as cadeiras pelo jardim, os cipós retorcidos formando uma belíssima obra de arte e aqueles banquinhos rústicos! Q graça. Pra ver que o moderno casa bem com o rústico e que os tons terrosos nunca saem de moda!

    Beijokinhas e ótima semana!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Sílvia, tudo bem com você?

    Achei muito interessante o que você escreveu, não participei da discussão anterior e nem vi todas os modelos de casas contemporâneas que você postou, mas gostei bem do q você escreveu, e gostei tbém dessa casa, aliás, gostei demais dela - linda, arejada, iluminada, fácil de se movimentar pela casa, as formas simples e tudo com muito bom gosto.
    Vou passar o link de seu blog para uma de minhas irmãs, a decoradora, acho que ela vai gostar demais de passear por aqui.

    ps.: quem será q vai fazer primeiro o quadrinho de corações? :)

    Um grande abraço e uma ótima semana para você também.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, tudo muito lindo.... mas o pátio e aqueles banquinhos / mesa de madeira lá dentro, me ganharam!!!! Abs.

    ResponderExcluir
  6. OI Silvia,
    Eu não sou muito do contemporâneo...você sabe, porém que adorei o jeito que essa casa é integrada no mesmo plano , com a área externa.
    Achei bacana a lareira que faz parte de um todo, não ficando isolada , como a maioria que eu vejo em fotos.
    Outra coisa, é que com uma natureza árida, eles conseguiram dar uma bossa legal.
    Bjus querida

    Paula Kasas

    ResponderExcluir

Olá, vamos compartilhar ideias? Deixe seu comentário. Adoro falar com você!